quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Simbologia no tarot

  • O ponto - Representa algo na sua forma embrionária, ou seja, algo no início do seu desenvolvimento.
  • O círculo - Representa a realização e a perfeição. Simboliza um movimento cíclico, a dimensão e ainda número dez (Roda da fortuna - arcano 10. Coincidências?).
  • Semi-círculo - Algo que não foi terminado, apesar da vontade de realização.
  • Cruz - A cruz exprime a oposição das forças, duas a duas, para dar nascimento à quinta essência. É a imagem da acção do Activo sobre o Passivo. A cruz exprime suas ideias porque é formada por uma barra vertical (imagem do activo) e uma barra vertical ( imagem do passivo ) com todas as analogias ligadas a estes termos (positivo e negativo, atractivo e repulsivo, cheio e vazio, homem e mulher, yin e yang ). Representa a cabeça que domina o corpo, o espírito que domina a matéria. Obs: Quando as feiticeiras querem exprimir suas ideias num pentáculo, formulamm as suas impregnações destruindo a harmonia da figura; elas colocam a cruz de cabeça para baixo e assim exprimem as seguintes ideias: “ a matéria domina o espírito”, “o mal é superior ao bem“, “as trevas são preferíveis à luz”, “o homem deve deixar-se guiar por seus mais baixos instintos e tudo fazer para destruir sua inteligência”.
  • Triângulo - de acordo com o seu ápice sabemos se é polarizado para cima ou para baixo. Para maior compreensão desta figura de extrema importância, iremos analisá-la mais profundamente.
    O triângulo exprime ideias diferentes, de acordo com as posições tomadas por seu ápice. Em si mesmo, o triângulo é formado por duas linhas opostas, imagem do “duplo“ e do antagonismo, que iriam perder-se no infinito sem se encontrarem jamais se uma terceira linha não viesse unir as duas, reconduzindo-as à unidade e constituindo a primeira figura fechada.- O triângulo com a cabeça para cima representa tudo o que vai de baixo para o alto.
    Ele é, particularmente, o símbolo do fogo, do quente. É o mistério hierárquico da luz e da matéria, radical do fogo elementar. É o princípio formal do sol, da luz, das estrelas e de toda a vida natural. Esta luz primitiva leva para o alto todos os fenómenos de suas virtudes porque, estando purificada pela unidade da luz incriada, ela se lança sempre rumo à Unidade de onde tira o seu ardor.
    - O triângulo de cabeça para baixo representa tudo o que vai do alto para baixo.
    Ele é, particularmente, o símbolo da água, do húmido: é a Água Super-celeste ou a Matéria Metafísica do mundo saindo do espírito protótipo, a mãe de todas as coisas que do binário produz o quaternário. Todos esses movimentos tendem para baixo, é daí que diz-se que a água individualiza as matérias particulares e os corpos de todas as coisas dando-lhes a existência.
  • Quadrado - O quadrado exprime a oposição das forças activas e passivas para construir um equilíbrio, ou seja, algo palpável. É por esta razão que ele é particularmente a imagem da forma, do material.
  • Livros - Significam a fonte de sabedoria, necessidade de se aprimorar, de se conhecer. Existe na Papisa.
  • Asas - Significam a necessidade de voar, possibilidade de ascensão ou mesmo, livre acesso às camadas espirituais mais elevadas. Existe na temperança.
  • Escudo - Significa uma protecção, defesa e serve como elo de ligação ou um filtro que liga as energias terrestres às celestiais. Existe na imperatriz.
  • Lanterna - Presente apenas no Arcano 9, representa a procura por algo, um esforço em conseguir alguma coisa.
  • Balança - Representa o equilíbrio entre o bem e o mal, a justiça.

0 comentários:

Enviar um comentário